fbpx

Como criar VLAN no Switch Huawei e Roteador

Os frames VLAN são identificados com uma TAG no cabeçalho de camanda 2 (Ethernet) como um meio de distinguir um frame do outro que são de VLANs diferentes. A TAG contém um TPOD (Tag Protocol Identifier) e uma Tag Control Information (TCI). O TPID é utilizado para identificar o frame com o formato IEEE 802.1Q identificado com 0x8100. O TCI contém campos associados ao tupo de formato da TAG.

Vamos direto ao comando para criar a VLAN no Huawei

[SWA]vlan 10
[SWA-vlan10]quit
[SWA]vlan bath 2 to 3

Na primeira linha é o simples comando para criar a VLAN 10, na terceira linha usei o comando vlan batch que nos permite criar varias VLANS com um único comando.

Agora que temos as VLANS criadas precisamos associar uma interface a uma VLAN, mas antes de irmos aos comandos que te explicar que:
– Port Access: Porta Acesso é uma interface que não terá VLAN ID em seus frames, normalmente esta interface está ligada a um dispositivos como um Computador.
– Port Hybrid: Porta Hibrida é uma interface que passa tanto frames Tagged (com TAG VLAN) quanto frames untagged (frames sem TAG).

– Porta Trunk: Quanto temos por exemplo dois switchs interligados e desejamos que em ambos tenham dispositivos que participam da mesma VLAN; a interface de comunicação de um switch com o outro passará frames de varias VLANs então ela é denominada interface trunk.

Como criar uma interface trunk no Huawei

[SWA-GigabitEthernet0/0/1]port link-type trunk
[SWA-GigabitEthernet0/0/1]port trunk pvid vlan 10
[SWA-GigabitEthernet0/0/1]port trunk allow-pass vlan 2 3

O comando port link-type trunk você alterou o tipo de porta e em seguida definiu um VLAN ID padrão para esta interface. No ultimo comando port trunk allow-pass você está permitindo passar por esta interface as VLANs 2 e 3.

Para associar uma interface a uma VLAN.

[SWA-GigabitEthernet0/0/1]port link-type access
[SWA-GigabitEthernet0/0/1]port default vlan 3

Então na primeira linha definimos que se trata de uma interface acesso por exemplo ligada a um computador e no próximo comando é onde definimos que esta interface faz parte da vlan 3.

Espero ter ajudado!

Compartilhe nosso artigos
10/10/2020

0 responses on "Como criar VLAN no Switch Huawei e Roteador"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por Contract TI